Rui Soares
Rui Soares
Corria o ano de 2011 quando chega a tão difícil decisão para um jovem que está prestes a terminar o 9º ano e tem de escolher o que quer ser na sua vida. O mundo da eletrónica, computação, automação e telecomunicações já me cativava, mas as dúvidas eram mais que as certezas.
A terminar o prazo para escolher, um amigo falou-me da EProfCor – Escola Profissional de Cortegaça, mais especificamente, o curso de Eletrónica e Telecomunicações. A decisão não foi fácil, principalmente com outras alternativas na calha, mas assim decidi!
Foram 3 anos de descobertas, aprendizagens e muitas aventuras. Oportunidades ímpares de conhecer novas realidades, empresas, mostras regionais e nacionais, e até tivemos tempo e oportunidade de explorar conhecimentos que nem faziam parte do curso.
Foram todas estas oportunidades que fizeram de mim o profissional que sou hoje.
Terminado o curso, integrei os quadros efetivos da empresa onde tive a oportunidade de estagiar e lá fiquei durante 5 anos, altura em que decidi apostar ainda mais na minha formação.
Semanas mais tarde, fui convidado para trabalhar para o grupo EFACEC – Power Solutions, SGPS, uma das maiores empresas de eletrónica e automação mundialmente reconhecidas. Hoje, sou professor, formador na escola que me ensinou tudo.
Como diz o ditado popular, o bom filho à casa regressa!
Patrick Gomes
A Multimédia sempre me fascinou desde muito novo e encontrei a EPROFcor (em 2007), que me fez evoluir e explorar todas as minhas capacidades na área.
Já enquanto estava no curso, fazia alguns trabalhos na área, em nome pessoal e como freelancer. Após o término do curso, comecei a trabalhar em part-time para a empresa que fazia freelance, e para outra empresa em Espinho, até que fiquei a tempo inteiro numa delas.
Em 2012 (após 2 anos trabalhar para essa empresa e com 20 anos), abri a minha própria agência. Hoje, passado quase 9 anos, a agência continua a crescer e com objetivos bem traçados.
Sou muito grato à escola, mas principalmente, aos professores desta “casa”, que, ainda hoje, em cada conquista que tenho, me lembro de todos aqueles que me ajudaram em cada dificuldade. Devo muito a estas pessoas e a esta escola!
Margarida Pinto
O meu nome é Margarida Pinto, sou certificada como Técnica de Multimédia e é com muita admiração e um enorme respeito que venho mostrar toda minha gratidão à Escola Profissional de Cortegaça. Desde professores e funcionários que, dia após dia, mostraram sua dedicação e amor pela sua profissão e que me mostraram como aluna que fui que a vida não é só exercer função, mas sim fazermos aquilo que gostamos! Transmitiram-me valores que nunca terei oportunidade de agradecer, desejo o maior sucesso, e que continuem a formar, não só alunos bem sucedidos, mas também pessoas com valores para o mercado de trabalho.
O vosso papel não passou despercebido, pela dedicação e cuidado, que eu vou sempre agradecer! Obrigada EPROFcor!
Mariana Ferreira
Olá. O meu nome é Mariana Ferreira e tenho 21 anos, tirei o curso de “Auxiliar de Saúde” na Escola Profissional de Cortegaça.
Sempre gostei de tudo o que fosse ligado à saúde e descobri que tenho o dom para ajudar os outros. Foram aulas bastante complementares e dinâmicas, mostrando-nos não só o lado da aprendizagem, mas também o lado do saber ser humano.
Temos de trabalhar sempre com o coração e agir sempre como se fossemos o outro. Estagiei num lar de idosos, no qual gostei muito da experiência, no final do estágio fui recrutada para trabalhar, o que demonstra que aprendi bem e que tive os melhores do meu lado a fazerem-me crescer enquanto profissional e pessoa.
Quero agradecer à escola e aos professores, em especial à professora Ângela Pinto por ter acompanhado não só a mim, mas também aos meus colegas, e que nos ensinou muito ao longo de todo o percurso.
Atualmente, encontro-me a trabalhar num lar com utentes portadores de deficiência.
Simultaneamente, estou a concluir uma formação “Técnico auxiliar de fisioterapia e massagem” e estou a realizar este curso pois gosto muito e porque está relacionado com a saúde e o bem-estar. É muito gratificante podermos ver os pacientes/utentes a recuperar as suas funções motoras e dos seus desconfortos.
Mais uma vez, agradeço a todas as pessoas que tem passado no meu percurso e que me tem feito crescer e aprender.
Aleida
A EPROFcor foi para mim mais do que uma escola, foi uma casa, onde me acolheram de braços abertos. Obrigada Professora Isaura, você fez muito por nós, MUITO MESMO.
Quando terminei o meu curso de Segurança e Higiene do Trabalho, o meu objetivo era ir para a faculdade, eu aprendi tanto naquela escola que não queria parar por ali, queria ir mais longe e sempre me lembrei daquilo que o meu professor uma vez me disse: “Aleida, tu podes ser aquilo que tu quiseres, tens muito potencial, podes fazer qualquer coisa!”
Essa frase ficou gravada na minha cabeça e até hoje a ouço. Foram muitos os desafios que eu tive que ultrapassar para estar no mesmo nível que os meus colegas, visto que eu vinha de Cabo Verde e a educação lá é menos avançada do que cá, por isso, eu tive que pedalar muito para alcança-los, mas sempre me foi dado o apoio e atenção para lá chegar, e cheguei. Obrigada professor Miguel pelo encorajamento, eu não me esqueci.
Tive muito apoio, não só a nível financeiro, mas também a nível pessoal, não fomos deixados por canta própria, quando digo nós, falo pelos meus colegas Cabo Verdianos, que assim como eu vieram de Cabo Verde para estudar. Pessoalmente, tive a sorte de conviver com pessoas de mente mais aberta, vi que a minha cultura não era igual à deles, e que eu tinha muito para aprender, como por exemplo, a importância de sermos livres para escolher quem amar, ter a sensibilidade de aceitar os outros e conviver com as diferenças.
Tive algumas inseguranças, houveram situações que me fizeram sentir diferente, mas pela minha experiencia isso vai sempre acontecer quando eu estiver a progredir ou a evoluir.
Na EPROFcor desenvolvi o gosto pela poesia e pela leitura. Apaixonei-me por Fernando Pessoa, isso pode parecer cliché mas é verdade, eu identificava-me muito e ainda identifico, com a parte profunda e sentimental dos seus poemas, acho-o um génio por descrever aquilo que nos faz humanos, que é o sentir, de uma forma tão linda e bem pensada. Obrigada professora Sheila, eu adorava vê-la interpretar os poemas. Dava para ver que gostava daquilo.
Também aprendi a jogar Badminton, achei-o difícil no início, mas depois fui-me entranhando. O meu Inglês era muito fraco, para não dizer zero, mas quando fui viver para Inglaterra vi que tinha aprendido muito. Obrigada Professora Teresa.
Outra coisa que eu aprendi na Eprofcor e que ajudou-me imenso na faculdade foi apresentação de trabalhos no PowerPoint e no formato Word. O domínio dessas duas ferramentas foi-me crucial para fazer o curso, e só para realçar aqui á minha evolução, quando eu cheguei na Eprofcor não sabia nem ligar o computador, e saí de lá uma mestre em fazer trabalhos no PowerPoint ou Word. Para não falar em como apresentar trabalhos. Obrigada professor Miguel, professor Pedro e Professora Carla, por me prepararem e darem-me essa base que me foi tão útil.
Ivo Almeida
Concluí o 9º ano na Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida e porque, não me senti realizado com as disciplinas curriculares que, na minha opinião, eram excessivamente teóricas, decidi inscrever-me no curso Técnico-Comercial, na EPROFCOR. Nos 3 anos em que frequentei o curso, adquiri competências, sobretudo de natureza prática, tendo sido motivado pelo corpo docente a prosseguir os meus estudos, com o objetivo de, mais tarde, ingressar no mercado de trabalho.
Depois de ter terminado o curso, senti-me capaz de continuar os estudos e, para isso, inscrevi-me no Instituto Politécnico de Gaia para tirar o curso de CTeSP em Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Estou na fase final do mesmo, faltando-me apenas entregar o relatório de estágio, que faz parte integrante do curso. Fi-lo com dedicação e entusiasmo e foi com imensa satisfação que há dias recebi a informação de que, em princípio, vou ser contratado para os quadros da empresa onde estou a realizá-lo.
Por fim, devo reconhecer que se não fosse o apoio, a motivação e dedicação do corpo docente e dos colaboradores da EPROFCOR, dificilmente teria continuado os estudos e adquirido os conhecimentos necessárias à conclusão do curso de Gestão de Pequenas e Médias Empresas e à realização do estágio com sucesso.
Muito obrigado à EPROFCOR por aquilo que fizeram por mim!