EPROFcor Internacional

Programa Erasmus + “HEALTH”

 

No passado mês de outubro, de 3 a 9, decorreu, na Polónia, a primeira mobilidade do projeto Erasmus+ “Health- Healthy Eating and Active Living Taught at Habitation” e a Escola Profissional de Cortegaça, parceira do projeto, fez-se representar por quartro alunos, uma aluna e duas professoras da escola.

O projeto Erasmus + “Health” trata-se de um projeto de mobilidades em parceria com a Polónia, Espanha, Turquia e Roménia. Os objetivos principais são a promoção, junto da comunidade escolar, de um estilo de vida saudável centrado na alimentação e na prática de exercício físico, a consciencialização da comunidade escolar para a importância da redução do consumo de fast food e da dependência dos ecrãs e a redução do abandono escolar derivado de problemas físicos e de saúde.

A primeira mobilidade, que decorreu na Polónia, na cidade de Lubsko, focou-se na aprendizagem e na consciencialização de todos alunos e alunas para a importância da adoção de um regime alimentar saudável associado à prática de exercício físico.

O programa começou com a apresentação de cada país, localidade e escola permitindo que todos se conhecessem melhor e preparando terreno para os dias seguintes. Ao longo da semana alunos e as alunas aprenderam que se podem divertir longe dos ecrãs e juntos praticaram exercício e aprenderam danças tradicionais dos diferentes países.

No meio de tanta diversão as várias equipas tiveram ainda a oportunidade de participar em vários workshops sobre alimentação saudável e até cozinharem juntos uma refeição saudável e exemplar.

No final da semana todos os/as participantes foram presenteados com um certificado de participação que valorizará o currículo escolar ou profissional de cada um. O enriquecimento de cada participante nesta mobilidade foi enorme e a interculturalidade presente neste projeto abre novos horizontes a todos os alunos e alunas que dele fazem parte.

Esta foi a primeira mobilidade do projeto, seguindo-se já em dezembro de 2021, entre os dias 13 e 17, a segunda mobilidade, desta vez em Portugal. A EPROFcor será a anfitriã e Cortegaça e Ovar as localidades que servirão de pano de fundo. Toda a comunidade escolar está entusiasmada com este desafio e todos os alunos e alunas estão a preparar-se para acolher os colegas estrangeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *