EPROFcor 

A última semana de aulas do primeiro período, 10 a 17 de dezembro, foi dedicada à segunda mobilidade do projeto Erasmus+ “Health- Healthy Eating and Active Living Taught at Habitation” e foi a vez da Escola Profissional de Cortegaça, parceira do projeto, receber em sua casa os parceiros oriundos da Polónia, Roménia, Espanha e Turquia.

O programa da mobilidade em Portugal, organizado pela OvarForma, entidade proprietária da Escola Profissional de Cortegaça, foi planeado com vista à concretização dos objetivos do projeto Erasmus + “Health” que visam a promoção, junto da comunidade escolar, de um estilo de vida saudável centrado na alimentação e na prática de exercício físico, evitando dependência dos ecrãs e promovendo, assim, a redução do abandono escolar derivado de problemas físicos e de saúde.
A semana iniciou-se com uma calorosa receção aos parceiros nas instalações da EPROFcor onde os alunos e alunas portugueses/as tiveram a oportunidade de conviver com os parceiros sem, obviamente, se perder de vista as devidas precauções e cuidados a ter na era Covid 19.

Foram realizadas atividades de quebra gelo que permitiram a criação de um ambiente confortável e propício à comunicação entre todos e, após estes momentos de diversão, seguiram-se as apresentações realizadas pelos alunos e alunas acerca de tradições dos seus países. Os alunos e as alunas portugueses/as escolheram falar das tradições natalícias de várias regiões de Portugal, mencionando, entre outros aspetos, a gastronomia típica dessa época do ano.

Ao longo de toda a semana promoveram-se atividades físicas, nomeadamente, danças típicas como o folclore português e o samba de ovar; realizou-se, no parque do Buçaquinho, uma atividade de Geocaching subordinado ao tema “Vida saudável” e chegou-se até a visitar o Esmoriz Ginásio Clube de Esmoriz para assistir ao treino das equipas seniores. Os alunas e as alunas dos vários países foram assim relembrados de como o exercício físico pode ser divertido e motivante.

Apesar de toda esta correria, ainda houve tempo para dar a conhecer o património e a cultura do Concelho de Ovar e da belíssima cidade do Porto. Um passeio pela cidade museu do azulejo encantou os participantes da mobilidade e permitiu a realização de um workshop de pintura de azulejos de onde saíram trabalhos muito interessantes. A visita à cidade de Ovar não terminou sem antes os participantes da mobilidade assistirem à confeção do tão famoso Pão de Ló de Ovar. É claro que todos foram alertados que o consumo da tão deliciosa sobremesa deve ser regrado e acompanhado de muito exercício físico!
Já em Esmoriz e Cortegaça realizou-se uma visita à Tanoaria Josafer, dando a conhecer um pouco mais da história do concelho. A visita às belíssimas praias do concelho encantou os parceiros que ficaram fascinados com a beleza do nosso país.

A cidade do Porto foi o ponto de paragem seguinte. A visita pela cidade mostrou o património histórico da mesma e a visita ao World of Discoveries complementou o dia com um pouco da História de Portugal. A visita às Caves Sandeman fascinou os participantes da mobilidade que ficaram a conhecer um pouco mais acerca do famoso vinho do porto.

No meio de tanta diversão as várias equipas participaram em diversos workshops sobre a dieta mediterrânica e acerca de dietas alternativas como a vegetariana. Tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação de showcooking, cozinharam juntos e apreciaram uma refeição vegetariana.

Na sessão de encerramento da mobilidade a participação de todos/as os /as envolvidos/as foi reconhecida através da entrega de um Certificado de Participação e a despedida revelou satisfação e nostalgia. Sensação de dever cumprido recheada de saudade daquilo que estava prestes a terminar.
Esta foi a segunda mobilidade do projeto, seguindo-se já em 2022, entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, a terceira mobilidade, desta vez na Roménia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *