Entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2022 decorreu, remotamente, a partir de Espinho, a primeira mobilidade do “Learning By Competing”, um projeto Erasmus+ cujo consórcio reúne parceiros de Espanha, Itália, França e Portugal.

O projeto “Learning By Competing” tem como grande objetivo a introdução da competição nos métodos de ensino e de aprendizagem e, neste caso, os alunos e alunas aprendem sobre robótica através da participação em competições internacionais.

A primeira atividade permitiu que, a partir de diferentes países, fosse possível testar a metodologia e o programa de formação desenvolvido pelo “Learning By Competing” e que está disponível online a partir da plataforma Moodle, brevemente disponível para o público em geral, em https://lbc.conform.it/?lang=pt-pt.

Em representação de Portugal estiveram envolvidas a Escola Profissional de Cortegaça (EPROFcor), a Escola Profissional de Espinho (ESPE) e o Externato Oliveira Martins (EOM).

Durante 5 dias, os alunos e alunas foram capazes de interagir e de competir na montagem dos robôs e na programação dos mesmos, com o objetivo final de se prepararem para a competição internacional que decorreu no último dia da mobilidade.

A próxima experiência terá lugar em Madrid, Espanha, em março de 2022 e, desta vez, as atividades decorrerão em regime presencial. As instituições portuguesas, onde se inclui a EPROFcor, enviarão quatro alunos cada em representação das suas escolas para a formação e competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *