A EPROFcor no
“Learning By Competing”
Projeto Erasmus +

O segundo período foi rico em oportunidades para os alunos e alunas da EPROFcor. Os Projetos Erasmus + “Learning By Competing” e H.E.A.L.T.H. proporcionaram-lhes a oportunidade de participar em várias mobilidades em Portugal, em Espanha e na Roménia.
O projeto “Learning By Competing” tem como grande objetivo a introdução da competição nos métodos de ensino e de aprendizagem e, neste caso, os alunos e alunas aprendem sobre robótica através da participação em competições internacionais.
A primeira atividade, que teve lugar em Espinho, permitiu que, a partir de diferentes países, fosse possível testar a metodologia e o programa de formação desenvolvido pelo “Learning By Competing” e que está disponível online a partir da plataforma Moodle, brevemente disponível para o público em geral, em https://lbc.conform.it/?lang=pt-pt.

Já a segunda mobilidade deste projeto levou os alunas e alunas a Madrid – Espanha.
No país vizinho, os nossos alunos puderam continuar a aprender sobre robótica assim como competir com os alunos espanhóis, franceses e italianos. Ao longo dos cinco dias da mobilidade os participantes tiveram a oportunidade, não só de aprender, treinar e
competir, como também de participar em atividades de cariz cultural. Estas atividades passaram por visitas ao museu da robótica, ao museu das Américas e ao centro da capital espanhola.
Em representação de Portugal estiveram envolvidas a Escola Profissional de Cortegaça (EPROFcor), a Escola Profissional de Espinho (ESPE) e o Externato Oliveira Martins (EOM), compondo assim o que se revelou uma excelente equipa portuguesa.
O feedback recebido por parte dos alunos é de uma experiência enriquecedora e de abertura de horizontes. Já estamos ansiosos pela última mobilidade/competição deste projeto, que será em Paris, em maio!

“H.E.A.L.T.H. – Health- Healthy Eating and Active Living Taught at Habitation” é outro projeto Erasmus + que já organizou várias mobilidades. Durante o primeiro período os alunos e alunas da escola foram recebidos na Polónia e tiveram oportunidade de acolher na Escola Profissional de Cortegaça, os/as estudantes dos países parceiros (Espanha, Turquia, Roménia e Polónia). Já o segundo período levou os/as representantes da EPROFcor à Roménia.

H.E.A.L.T.H. é um projeto que visa a promoção, junto da comunidade escolar, de um estilo de vida saudável centrado na alimentação e na prática de exercício físico, evitando dependência dos ecrãs e promovendo, assim, a redução do abandono escolar derivado de problemas físicos e de saúde.
A Roménia foi deveras marcante para os alunos e alunas participantes. Além da surpresa, para alguns, de ver nevar pela primeira vez, esta mobilidade foi sobretudo importante pela possibilidade de descobrirem uma nova cultura e aprimorarem o seu nível de inglês.
Sendo a escola anfitriã uma escola dedicada às artes, realizaram-se workshops com enfoque na pintura e no teatro que focaram a promoção da adoção de um estilo de vida saudável. Não sem esquecer as danças tradicionais romenas, um verdadeiro sucesso entre as equipas de cada um dos países!
Através das atividades desenvolvidas, estabeleceram-se laços entre os alunos e alunas oriundos de Portugal, Turquia, Espanha e Roménia, o que em muito enriqueceu a experiência, restando muito boas memórias e (já) alguma nostalgia!
A participação nestas mobilidades enriquece a formação e o currículo dos/as estudantes que nelas participam e os alunos e alunas da EPROFcor conseguem perceber a sua importância. No terceiro período Granada (Espanha), Paris (França) e Ankara (Turquia) esperam a visita dos alunos e alunas da EPROFcor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *