Projeto Erasmus + EPROFcor, recebe Prémio Europeu de Ensino Inovador 2024 no Ensino Profissional

O projeto TSITour que foi implementado entre 2019 e 2022, sob a coordenação da Ovar Forma – Ensino e Formação, Lda (entidade proprietária da Escola Profissional de Cortegaça) foi distinguido com o Prémio Europeu de Ensino Inovador 2024 na área da educação e formação profissional (EFP). Através deste prémio, são destacadas as contribuições excecionais de instituições que contribuem para a construção de uma comunidade educativa europeia mais colaborativa e eficaz. 

Este projeto contou com a participação de entidades oriundas de Espanha, da Grécia, de Itália e de Portugal. O principal objetivo passou por desenvolver formação para os cursos de ação social e de turismo do Ensino Profissional, preparando assim os/as alunos/as para a gestão de projetos em Intervenção Social, utilizando o turismo como estudo de caso. Além disso, os/as participantes ganharam competências extracurriculares ao aprender como reabilitar as histórias das pessoas idosas e usá-las para a promoção da sua integração na dinâmica da indústria do turismo. Com este projeto pretendeu-se, por um lado, proporcionar uma experiência diferenciada aos turistas e, por outro, reintegrar as pessoas idosas na sociedade ativa, desempenhando o papel de “contadores de histórias” ao serviço do turismo. O impacto deste projeto Erasmus+ nas organizações participantes foi notória, particularmente nas instituições de ensino, onde o programa de formação continua a ser promovido anualmente através de workshops. 

O Prémio de Ensino Inovador tem como objetivos principais dar visibilidade ao trabalho dos professores e das escolas, identificar e promover práticas pedagógicas inovadoras, fomentar a aprendizagem mútua entre a comunidade escolar e sublinhar o valor do programa Erasmus+ na promoção da cooperação europeia no setor da educação.

Em 2024, o tema escolhido foi “Bem-estar na Escola”, alinhado com a iniciativa “Percursos para o Sucesso Escolar”. O tema foca-se numa abordagem sistémica envolvendo toda a escola, com ênfase no bem-estar e saúde mental dos alunos e professores, promovendo a colaboração entre diferentes setores da comunidade escolar e serviços de apoio.

A distinção do TSITour destaca o impacto positivo do projeto no bem-estar escolar e evidencia o seu papel central na implementação de práticas multidisciplinares que promovem um ambiente de ensino saudável e inclusivo.

Saiba mais sobre o projeto em: tsitour.eu