Isabel Ferreira 
Técnico/a de Apoio Psicossocial
FCT: Casa Ozanam
Testemunho: “A Casa Ozanam, é uma IPSS que tem vindo a colaborar em parceria com a EPROFcor, de forma a abrir as suas portas para receber estágios e intercâmbios com os alunos desta escola, que considera de excelência.
No que diz respeito aos dois estágios que ocorrem neste momento, tem sido uma experiência profundamente enriquecedora e transformadora, tanto para os utentes, como para as alunas. Durante este período, as estagiárias têm tido a oportunidade de vivenciar na prática, os desafios e as potencialidades do trabalho psicossocial com populações vulneráveis, especialmente com pessoas com deficiência e pessoas com experiência de doença mental.
O contato direto com os utentes do Centro Comunitário permite-lhes desenvolver uma escuta sensível, empática e ativa, fundamental para a construção de vínculos e para o fortalecimento da confiança entre elas e os utentes. Enquanto diretora técnica, pude observar que as estagiárias com pequenos gestos, com conversas acolhedoras, no desenvolvimento das atividades lúdicas ou simplesmente através da sua presença tão simpática e amorosa, fazem diferença significativa na rotina e na qualidade de vida dos nossos utentes.
Outro aspecto que ressalta é a capacidade de trabalho em equipa multidisciplinar. Nota-se que as alunas vêm muito bem preparadas e que a EPR e os seus docentes têm um papel muito importante e um sistema educativo que muito contribui para tal. A troca de saberes com profissionais de diferentes áreas — psicologia, serviço social, educação social, fisioterapia — permite às estagiárias ampliar a sua visão sobre o cuidado integral e colaborativo, reforçando a importância de uma abordagem humanizada e contextualizada das necessidades dos utentes.
Por fim, o estágio na Casa Ozanam tem permitido às estagiárias reafirmar o seu compromisso com a promoção da dignidade humana, da escuta qualificada, da responsabilidade necessária para este tipo de trabalho e, acima de tudo, a sensibilidade, porque a forma como tratamos, falamos, escutamos e sorrimos para os utentes faz a diferença na qualidade do serviço prestada.“